domingo, 16 de agosto de 2009

LIMIAR AERÓBIO E LIMIAR ANAERÓBIO


Olá corredores tudo bem ?

Esses dois aí em cima tem vários nomes , citarei alguns : o limiar aeróbio também pode ser conhecido como L1 e limiar ventilatório . Já o limiar anaeróbio , pode ser conhecido como L2 ou ainda PCR (ponto de compensação respiratória ) , por uma questão de simplicidade abordaremos L1 e L2.
Antes , porém , precisamos entender os nossos metabolismos . Temos metabolismo aeróbio , anaeróbio lático e metabolismo alático , do menos para o mais fadigante .
No L1 , nós usamos o nosso metabolismo aeróbio e o que é mais importante , todo o lactato que é produzido é reutilizado como fonte de energia , ou seja , não há acúmulo de lactato e hidrogênio em nosso organismo . É neste limiar em que realizamos exercícios em ritmo confortável , como por exemplo os treinos regenerativos e principalmente os longões .

Já no L2 , o metabolismo predominante é o aneróbio lático , neste caso , há acúmulo de lactato e H+ em nosso corpo . Na tentativa de se desvencilhar deste excesso de H+ , nós começamos a hiperventilar (respiração acelerada) e o exercíco torna-se desconfortável . O L2 é utilizado em treinos de ritmo , tiros , intervalados e provas .

É importantíssimo avaliar e reconhecer tanto o L1 quanto o L2 , com eles poderemos dosar melhor nosso esforço e não ter o risco de "quebrar" durante uma prova .

4 comentários:

  1. L2 é predominantemente aeróbio com maior ajuda do anaeróbio!!! pesquise...

    ResponderExcluir
  2. flajnr, troque a palavra predominante por determinante

    ResponderExcluir
  3. boa noite, como podemos determinar o L1 e o L2??? Ou seja, as intensidades dos treinos?

    ResponderExcluir
  4. sr. mahteus, eu faço corrida de rua, tenho 52anos, meu tempo nos 21km é de 01:37min., gostaria de baixar esse tempo para 1:30min., vc poderia fazer uma planilha pra mim, meu mail é moacirgomes50@yahoo.com.br

    ResponderExcluir