quinta-feira, 20 de agosto de 2009

HIDRATAÇÃO


Olá ....


Quem é meu aluno sabe como eu pego no pé no que diz respeito a hidratação . Muitos só bebem água quando estão com sede , este é o problema . Quando sentimos sede , é sinal que já estamos desidratados .

Todas as reações de nosso organismo , precisam de água , todas mesmo , inclusive as contrações cardíacas e musculares . Ano passado , teve uma triatleta nacional de elite , me fugiu o nome dela agora , que durante uma competição , não se hidratou como deveria , resultado : arritmia cardíaca e internação , desta forma adquiriu um trauma e toda vez que faz um treinamento intenso não atinge os seus 100% por conta da insegurança .

De acordo com o órgão máximo de medicina esportiva mundial , o ACSM , devemos beber no mínimo 460 ml de água nas 2 horas próximas a prova ou treino . Mais 150 a 350 ml , de água ou isotônico , divididos a cada 20' ou 30' durante a atividade e ainda , em torno de 1000ml a cada kg perdido durante a atividade imediatamente após o término da atividade .
Bem menos comum que a desidratação é a hiponatremia ( diluição dos eletrólitos ) , neste caso o índivíduo ingere tanta água ,que a quantidade de sais restante no sistema circulatório pode ser diluída para níveis preocupantes.
O excesso de diluição dos eletrólitos pode fazê-los reduzir sua função, podendo provocar mal-estar, dores de cabeça e, em maior nível, parada cardíaca, devido à disfunção elétrica que compromete a contração do músculo cardíaco, revelando-se fatal até mesmo para indivíduos com coração saudável.
Contudo , o uso indiscriminado de isotônicos , também pode causar sérios prejuízos ao nosso sistema renal , quem sabe o o que é cálculo renal , pode confirmar a gravidade do eu se trata , rs
Uma forma fácil de verificação é você pesar-se antes do exercício e imediatamente após, aplicando a fórmula abaixo:
PESO PÓS TREINO X 100 -100
PESO PRÉ TREINO

Resultado menor ou igual a 2: só a água será suficiente;
Resultado maior que 2: beba um isotônico, além da água;
Nos dois casos, o resultado dessa fórmula também indica a quantidade (em litros) que você deve ingerir.
INGIRA ÁGUA E/OU ISOTÔNICO COM PARCIMÔNIA , O EXCESSO OU A FALTA DOS DOIS , PODERÁ TRAZER PROBLEMAS !!!

Um comentário:

  1. Olá. Desculpe vir assim... meio na “correria”; mas é que estou divulgando meu último trabalho e gostaria de saber sua opinião sobre este assunto atual e sempre instigante; falo do conto “O Diário de Bronson” que trata do tema vaidade e verdades.
    Espero a sua visita e prometo retornar com melhores modos e mais tempo. (sorrio).
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com. Parabéns por seu blog e bela postagem!

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